Voltar
Quando é a hora certa de comprar um imóvel?
data
22 de agosto de 2022
Você jáimage se perguntou quando é a hora certa de comprar um imóvel? O sonho da casa própria geralmente figura no topo da lista de desejos pessoais dos brasileiros, principalmente quando está ligado ao casamento e ao crescimento da família. Estar em um ambiente seguro, confortável e que preenche todos os requisitos que você deseja é essencial para viver bem. No entanto, existem alguns fatores que são decisivos durante este processo, como por exemplo a sua situação financeira e o estado do mercado imobiliário no país. Por isso, elencamos alguns critérios que você precisa ter em mente para entender quando é o momento certo de adquirir o seu imóvel próprio. Confira:
Estabilidade financeira
Um dos pontos mais importantes, e que impactam diretamente nessa decisão, é a estabilidade financeira. Compreender de maneira realista o cenário em que as suas finanças se encontram é essencial para que você possa dar este grande passo à frente. Não adianta cumprir todos os critérios dos tópicos posteriores caso você não esteja confortável em relação à renda que você recebe e ao capital que possui guardado. Caso você opte por fazer o pagamento à vista, é preciso planejamento e, dependendo da sua situação, passar um tempo guardando o dinheiro. Porém, se prefere optar pelo processo de parcelamento, precisa entender que este valor irá comprometer a renda da família por um bom tempo. Portanto, terá que fazer análises, cálculos e projeções para o futuro.
Crescimento familiar
A compra de um imóvel geralmente está ligada ao crescimento familiar. Muitos casais, quando planejam ter filhos, optam por investir em um novo imóvel, mais amplo e em um ambiente mais seguro e prático. Afinal, manter todas as crianças em um apartamento muito pequeno pode não dar muito certo para a dinâmica familiar. Com planejamento e paciência, além da contribuição de todos os responsáveis pela família, as chances de encontrar um imóvel próprio, do jeito que você sonhou é muito maior. Vale lembrar que o crescimento familiar nem sempre é um critério obrigatório: pessoas solteiras, que estão em um cenário financeiro muito positivo, também buscam a casa própria.
Localização mais agradável
Outro fator bastante comum quando uma pessoa compra um imóvel é a necessidade de mudar de bairro, cidade ou até mesmo de estado ou país. Estar em uma localização que seja adequada para o seu poder aquisitivo faz diferença na sua rotina e na realização dos seus objetivos profissionais e pessoais. Em alguns casos, o trabalho fica muito longe da sua atual casa, a região não possui muitos pontos comerciais ou então não apresenta o estilo de vida que você quer ter. Este ponto é muito mais pessoal do que analítico. Tem pessoas que procuram uma região mais afastada, para se conectarem com a tranquilidade da natureza; já outras preferem ficar próximas ao agito das cidades grandes. Tudo vai depender do momento em que você está agora.
Oportunidade de mercado
Agora, outro ponto essencial para entender qual é a hora certa de comprar um imóvel está baseado no mercado financeiro. Este ponto não depende de escolhas suas e nem de planejamento algum. É um fator externo e que, de forma inconstante, pode oscilar com o passar dos anos – ou até meses! Os imóveis sofrem alterações de valores de acordo com os momentos econômicos do país. Demanda e oferta estão completamente ligadas, portanto, pode ser que alguns imóveis fiquem com preços mais acessíveis em épocas específicas do ano, ou então acabem valorizando muito mais. É preciso ficar de olho nessas oscilações. No entanto, se em determinada área existe uma expectativa de crescimento maior do que o comum, geralmente por conta de investimentos públicos, então as casas e terrenos que estiverem no perímetro podem valer muito mais daqui alguns anos. Dessa forma, investir em uma área de crescimento é uma excelente alternativa.
Interesse em investir
Comprar um imóvel não é somente um sinônimo de habitação própria. Muitas pessoas decidem adquirir casas e apartamentos para então alugar e assim incrementar suas rendas. Os imóveis são bens duráveis e sempre estarão ligados ao planejamento familiar das pessoas. Portanto, se um dia você tiver interesse de vender a propriedade, existirá compradores. Nesse sentido, é possível adquirir um imóvel parcelado e, ao mesmo tempo, alugá-lo para outra pessoa. O valor da parcela será abatido com o valor do aluguel – ou chegará bem próximo, às vezes até se tornando menor. A diferença é que o financiamento possui data para terminar, diferentemente do aluguel.
Estes foram os principais critérios que você precisa levar em consideração para entender quando é a hora certa de comprar um imóvel. Você sente que está no momento de adquirir o lar dos sonhos? Então queremos te convidar para conhecer os empreendimentos da J. A. Russi, localizados no litoral de Santa Catarina. Clique aqui e confira. Até a próxima!