Voltar
Mercado imobiliário, maduro e resiliente para investir
data
17 de novembro de 2022
O mercado imobiliário segue em grande expansão e notoriedade. O setor é uma das bases da economia brasileira, ganha cada vez mais força e permanece em períodos de alta consecutivos desde meados de 2020, ano da pandemia do coronavírus.
Sua demonstração de solidez e resiliência para seguir em crescimento mesmo em períodos de instabilidade são um alento para os brasileiros.
Inegável que nos últimos anos o investimento em imóveis passou a receber grande importância, com isso, as perspectivas para o setor imobiliário tendem a continuar otimistas para 2023 (Fonte: CNN).
Santa Catarina
No estado Catarinense segue a tendência de mostrar-se atrativo mesmo em outros períodos de instabilidade no país como nas crises dos anos de 2015 e 2016, que apesar de menor valorização no período, praticamente não se observou perdas substanciais de valor de mercado nos imóveis. Nesses anos, o Brasil passou pela crise do governo Dilma Rousseff e por quedas no PIB (Fonte BBC).
Embora uma instabilidade política e econômica estivesse ocorrendo, o índice de valorização imobiliária em Santa Catarina permaneceu positivo ou estável.
Podemos fazer essa constatação por meio dos relatórios do cenário imobiliário realizados pelo Secovi-SC, para a região de Itapema e Balneário Camboriú, onde a Média Geral Anual de valorização foi de 4,2% e 8,3% respectivamente para 2015 e 2016 no auge da crise foi entre 6% e 7%.
Segurança para investir
Dessa forma, Santa Catarina vem se destacando com uma forte e estável economia, além de consagrar-se como um estado seguro para investir no Brasil.
Afinal, com a menor taxa de desemprego do país (3,9%), registrada ainda em 2022, e com grandes empresas, como a WEG, que aposta no estado, gera empregos e mobiliza o empreendedorismo, Santa Catarina está na mira dos investidores.
Os setores industrial, tecnológico e do agronegócio também ganham cada vez mais fôlego (fonte: Negócios SC) e têm um lugar cativo em todo o estado. Então, com uma economia aquecida, é possível sentir ainda mais segurança para investir.
Não é à toa que os números surpreendem. Foram quase 40 mil imóveis vendidos somente no primeiro semestre de 2022 segundo a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), ou seja, quase 6% a mais de vendas se compararmos com o mesmo período de 2021.
Já a região de Itapema e Balneário Camboriú é uma das que mais recebe equipamentos e melhorias de infraestrutura em todo o estado. Diversos novos produtos turísticos e investimentos, a Roda Gigante “Big Wheel” roda gigante instalada na Barra Norte, assim como, a recém-famosa “Rua Torta”, além da expansão da faixa de areia trouxe um melhor aproveitamento do sol em toda orla e espaço para atividades esportivas em Balneário Camboriú-SC.
A chegada do Oceanic Aquarium e do Museu do Automóvel também tem movimentado bastante a cidade e os municípios vizinhos, como Itapema.
Com isso, vemos o quanto imóveis sempre foram uma forma segura de manter os investimentos. Em especial imóveis de alto padrão na nossa região, que mesmo nos momentos turbulentos, apresentam uma rentabilidade acima da média. Conheça nossos produtos imobiliários de luxo clicando aqui.