Voltar

The Line: conheça o prédio de 170 km na Arábia Saudita

data

19 de setembro de 2022

Notícia


Comandaimageimagedo por robôs e inteligência artificial, o The Line já está sendo considerado a construção mais ambiciosa da história. Trata-se de um prédio de 170 quilômetros de comprimento, ou seja, uma própria cidade dentro da Arábia Saudita, totalmente tecnológica, inovadora e completamente sustentável. Muito propícia para o turismo, promete competir com outras grandes metrópoles da região, tornando-se não somente um destino para se hospedar, mas também para morar.


Neste artigo, vamos comentar as informações mais relevantes e interessantes sobre este novo megaprojeto, como ele irá funcionar e quais serão suas principais vantagens para as pessoas e para o meio ambiente. Confira:



O que é o The Line?

Em junho desse ano, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, divulgou detalhes do seu megaprojeto: o The Line, cidade com edifício único no deserto que irá conectar a costa oeste do país com o lado leste. O projeto conta com dois arranha-céus paralelos, que serão separados por um vão de 200 metros de largura e que cortará o país em uma extensão de 170 quilômetros de comprimento e 500 metros de altura. Essa cidade futurista, que já está sendo muito comparada às de filmes e séries de ficção, faz parte do projeto Neom, uma iniciativa criada em 2019 e que envolve três países da região.


Qual a proposta

Segundo comunicado que foi enviado para a imprensa, o The Line consiste em “uma revolução civilizacional que coloca os humanos em primeiro lugar, proporcionando um ambiente urbano sem precedentes, preservando a natureza circundante.” Dessa forma, não existirá a necessidade de carros na cidade. Todos os deslocamentos serão feitos por uma linha de trem subterrânea, com alta velocidade e que levará os moradores de um lado a outro em apenas 20 minutos. Com isso, o objetivo será zerar qualquer emissão de gases possível.



A construção

A construção terá duas faces de vidro semi refletivas, que ficarão nas laterais, servindo como filtro solar e com um sistema avançado de ventilação natural. Essas estruturas espelhadas foram pensadas para que elas fiquem quase como camufladas no ambiente, causando o mínimo de impacto na natureza possível. Além disso, o plano do projeto conta com ideias muito ambiciosas, como a construção de um estádio dentro da cidade, marina, árvores flutuantes e jardins verticais. A ideia é que até 2030, cerca de 1.200.000 mil pessoas vivam na cidade, e que até 2045 a população já alcance 9 milhões (número que foi inicialmente projetado).


Objetivo do The Line

A ideia é que o The Line receba mais turistas por ano e assim possa competir ainda mais com Dubai e Abu Dhabi, chamando a atenção das pessoas para que mudem a rota e escolham o The Line como destino. Algumas análises ainda dizem que o principal motivo do investimento é não ficar para trás em um futuro próximo, já que muitos países estão investindo em novas fontes de energia que não sejam prejudiciais para o planeta. Por isso, o The Line será uma cidade sustentável, com energia 100% renovável. Inclusive, para resguardar a natureza do local, o projeto irá preservar cerca de 95% do terreno que possui.



Quando o The Line ficará pronto?

Essa é uma grande questão que tem gerado controvérsias. O The Line custará cerca de US$ 1 trilhão, o correspondente a R$ 5,3 trilhões em nossa moeda. O governo da Arábia Saudita revelou que parte da cidade deve ficar pronta até 2025, no entanto, devido a complexidade da construção e também por ser localizada em um deserto, alguns analistas avaliam que o desenvolvimento do The Line só conseguirá ser concluído daqui a 50 anos. Porém, as empresas envolvidas no projeto têm esperanças de que a finalização da cidade será em 2030, fazendo parte do projeto Vision 2030.


Estas foram as informações mais relevantes que foram divulgadas sobre o The Line, o prédio de 170km na Arábia Saudita. Você gostou de saber sobre ele? Então fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!


Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.