Voltar

Passeios para fazer durante o inverno em Santa Catarina

data

27 de junho de 2022

Notícia


O inverno chegou de vez em nossa região, e com ele, algumas opções de lazer acabam se tornando inviáveis. Mas isso não quer dizer que você tenha que ficar só em casa e deixar o turismo e lazer de lado. Nosso estado possui diversas opções de lugares para ser visitados, que englobam vinhedos, cafés coloniais, neve, montanhas, águas termais, e muito mais. Por isso, preparamos alguns passeios interessantes para você fazer em Santa Catarina durante o inverno. Confira:


Serra Catarinense


Alguns dos destinos mais procurados durante o inverno em Santa Catarina se encontram na Serra do estado. Composta por diversas cidades, como São Joaquim, Urupema, Urubici e Anita Garibaldi, ela conta com temperaturas extremamente baixas, que podem chegar a graus negativos. Em meio a paisagens incríveis, em determinados períodos do ano chega a nevar nessas cidades, então, se você escolher visitar essa região, coloque roupas extremamente grossas na sua mala. A neve é muito presente em São Joaquim; nesta cidade, sugerimos que você visite o parque Snow Valley, a vinícola Villa Francioni e o Parque Nacional da Uva.


Também na serra catarinense, o município de Urubici é repleto de cenários verdes e paredões naturais. Na Cachoeira Véu da Noiva, você pode se deparar com águas congeladas, e no Morro do Campestre, pode conhecer as formações de arenito no maior estilo serrano e também conhecer as inscrições rupestres presentes na cidade. Próximo a essa região, também tem a Serra do Rio do Rastro que você pode incluir no seu roteiro. São inúmeras possibilidades!



Rancho Queimado


Rancho Queimado é um município localizado na Grande Florianópolis, a apenas 60 quilômetros de distância do litoral. No entanto, ele tem o clima da Serra Catarinense! A temperatura da cidade é bastante amena, oscilando entre 10 e 22° C. A paisagem montanhosa é um convite para agradáveis passeios ao ar livre, que é onde a cidade se destaca! Quem visita Rancho Queimado pode ficar hospedado em charmosas e tradicionais pousadas que a cidade oferece, ou então no único hotel-fazenda da região. Porém, se você preferir, é possível ficar em propriedades rurais que proporcionam uma experiência diferente para os visitantes.


A gastronomia campeira é o ponto alto da cidade, e a boa oferta de produtos coloniais e agrícolas, como o morango, se destaca. Vale a pena visitar a Costa da Serra, que conta com o Resort Spa & Golf.


Águas termais


Também na Grande Florianópolis, se encontra a cidade de Águas Mornas. Assim como indicado em seu nome, o município é conhecido por suas deliciosas águas termais, que são consideradas como algumas das melhores do mundo! Além disso, o cenário de montanhas com cachoeiras, trilhas e rios é perfeito para uma viagem entre amigos; ou, se preferir, em família.


Mudando o roteiro, Tubarão e Gravatal também possuem deliciosas águas termais para você relaxar. Além da sensação de relaxamento, esse tipo de atividade traz conforto, bem-estar e renovação das energias. Os banhos possuem propriedades terapêuticas, pois aliviam o estresse, regulam a pressão arterial e são ótimos auxiliares na recuperação de cirurgias ortopédicas.



Vinhedos catarinenses


Inverno combina com vinho, né? Por isso, uma ótima ideia de passeio é conhecer os vinhedos que Santa Catarina possui. Na cidade de Videira, é possível fazer o Roteiro Vale da Uva e do Vinho, que conta com vinícolas premiadas, além de visitar o Museu do Vinho Mário de Pellegrin. Em Urussanga e Pedras Grande, temos o Vale das Uvas Goethe, uma região bem particular e com identidade própria. Como indica o nome do vale, nesse local é produzida a Goethe, uma variedade de uva branca, híbrida, de odor e sabor adocicado, que é muito conhecida na região por sua história brasileira.



Vale Europeu


Porém, se você gosta de fazer passeios durante o inverno mas não quer encarar temperaturas muito baixas, sugerimos que você faça roteiros no Vale Europeu. Nossa principal dica é visitar Pomerode, que é considerada a cidade mais alemã do Brasil. Ela é constituída por uma arquitetura tradicional alemã de estilo enxaimel, conta com um grande zoológico e um parque de dinossauros que chama a atenção. Se você se interessa pela cultura alemã presente em nosso estado, então vale visitar a Rota do Enxaimel, que conta com 50 casas ao longo de 16km, em um percurso tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).


Essas foram as nossas ideias de passeios para fazer durante o inverno em Santa Catarina. Agora que você já sabe o que fazer, é só traçar o seu roteiro, preparar as férias e reservar as acomodações. Nós esperamos que você tenha um inverno repleto de momentos inesquecíveis.


Gostou deste artigo? Então continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.