Voltar

Fachada Ventilada: veja como essa tecnologia ajuda a economizar energia

data

24 de janeiro de 2022

Notícia


Você já ouviu falar sobre Fachada Ventilada? Essa nova tecnologia traz inovação para a área da construção civil como uma técnica que traz beleza, conforto, e muita sustentabilidade para os empreendimentos. A J. A. Russi já incorporou essa técnica em três dos seus empreendimentos, e neste artigo, queremos que você conheça todas as vantagens da Fachada Ventilada. Confira:


O que é uma Fachada Ventilada?


Antes mesmo de conhecer as suas vantagens, é preciso entender o que é uma Fachada Ventilada. Trata-se de um sistema aplicado na parte externa do empreendimento, que substitui a pintura ou a tradicional pastilha. O revestimento é fixado por meio de uma subestrutura de alumínio estrutural e fixações em aço inoxidável marítimo.



Como a Fachada Ventilada funciona?


A estrutura de alumínio estrutural com fixações em aço inoxidável marítimo (que não enferruja) é aplicada a uma distância de 10 a 15 centímetros de saída para a parede de fechamento do edifício. Esta estrutura é dimensionada, considerando peso e cargas de vento. A parede de fechamento deve estar totalmente tratada com argamassa, bem como receber uma impermeabilizada adequada para o uso.


Sobre essa estrutura, é fixado o revestimento externo, que nos empreendimentos da J. A. Russi são peças de porcelanato. Pode ser outro tipo de material, como por exemplo cerâmica extrudada, placas fenólicas, fibrocimentos, mármores, granitos, wpc, zinco, cobre, acm, madeira, vidro, etc. Desta forma, o espaço entre o revestimento e a parede de fechamento propicia uma movimentação natural do ar, devido a diferença de temperatura e pressão, denominado “Efeito Chaminé”. 


Conheça as vantagens da Fachada Ventilada


A Fachada Ventilada traz diversos benefícios para o empreendimento, principalmente no que tange a sustentabilidade. Confira quais são os principais:


Diferenciação estética


Por conta do porcelanato ter diversidade de formato, espessura, textura e cor, permite criar diversos tipos de obras, que vão desde empreendimentos minimalistas até os mais modernos e contemporâneos. A composição de grandes formatos podem ser ajustados e alinhados com as esquadrias, permitindo um resultado estético diferenciado.


Economia de energia


Uma grande vantagem sustentável das fachadas ventiladas é que elas permitem uma economia de energia elétrica em até 20%. Isso acontece porque o edifício se mantém mais fresco no verão e aquecido no inverno, diminuindo assim a necessidade do uso de sistemas de climatização.


Conforto Térmico


O “Efeito Chaminé”, como chamamos, traz mais conforto térmico para o ambiente. Ele faz com que o ar quente suba, permitindo que tenha mais ar fresco entre o revestimento externo e a parede. A constante circulação do ar faz com que as paredes não sofram superaquecimento e mantenham uma temperatura ambiente agradável.


Diminuição da umidade


Pela estrutura ficar afastada da alvenaria, o sistema permite a dispersão do vapor de dentro das paredes, o que diminui a umidade. O Efeito Chaminé evapora a umidade gerada por condensação e do interior da edificação.


Conforto Acústico


O som, ao se propagar contra o edifício, encontra uma “barreira” formada pelo revestimento externo, formando o efeito “massa, mola, massa”, que ocasiona a diminuição de ruídos. Na comparação com os revestimentos tradicionais, o resultado é de uma redução de 30% na passagem dos dbs.


Alta segurança


Atualmente, as empresas que realizam a estrutura oferecem garantia de no mínimo 10 anos. Além disso, possuem laudo de laboratório independente, que atesta que a Fachada Ventilada atende a norma brasileira de desempenho contra vento e impactos.


Redução de gastos com manutenção


Por conter diversas peças individuais, a Fachada Ventilada favorece a sua manutenção em caso de reparos. Além disso, as peças em porcelanato sujam menos, e por não terem rejunte, o período de limpeza se torna mais prolongado.


No sistema de Fachada Ventilada, as dilatações do sistema estrutural e dos revestimentos estão previstos, portanto, não há necessidade de revisão ao longo do tempo na estrutura. Sem rejuntes ou silicones entre juntas, permite o Efeito Chaminé, não há ponto de acúmulo de umidades, e mesmo nas fachadas que não pegam sol, não haverá o problema habitual de infiltrações, manchas e fungos nas paredes.


Baixo desperdício de materiais


Por fim, outro ponto muito importante é que a Fachada Ventilada promove um baixo desperdício de materiais. Por ser uma etapa da obra considerada 4 vezes mais rápida do que a convencional (pintura ou pastilha), acaba gerando menos resíduos durante este período, além de oferecer maior economia de energia. 


Empreendimentos da J. A. Russi com Fachada Ventilada


Todos esses atributos da Fachada Ventilada podem ser encontrados nos projetos da J. A. Russi: Sint Maarten ResidenceRoyal Tower, ; e o Mueller Ocean Club. A tecnologia também será aplicada nos futuros empreendimentos frente mar, Harmony Ocean Front, em Balneário Camboriú/SC, e Sunny Coast, em Itapema/SC. 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.